quarta-feira, 15 de maio de 2013

Prefeitura do Rio de Janeiro lança medida que garante a inclusão em programas sociais de crianças sem convívio materno

Prefeitura do Rio de Janeiro lança medida que garante a inclusão em programas sociais de crianças sem convívio materno

14/05/2013

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM

Levantamento feito pela Secretaria Municipal da Casa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceira com o IPEA/SAE, vai mapear a situação e as necessidades desses menores
A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta segunda-feira (13), o programa “Amor de Mãe” que vai mapear as necessidades dos menores que vivem sem convívio materno. A ideia é verificar se as cerca de 100 mil crianças que vivem sem convívio materno, seja por morte ou abandono, e estão matriculadas nas 1.074 escolas da rede municipal de ensino estão inscritas em todos os programas sociais desenvolvidos pelo governo municipal. A estimativa é que a ausência da mãe diminui, em 25%, as chances dessas crianças serem contempladas por programas sociais e por ações de combate à pobreza. Um diagnóstico da FGV para o programa Cartão Família Carioca mostrou que crianças com mães ausentes são as mais pobres e as que mais precisam dessa assistência.
Em 91% dos casos, os titulares do cartão do Bolsa Família são mulheres - no caso do Cartão Família Carioca, principal programa de transferência de renda da Prefeitura, esta estatística chega a 96% dos casos. Outros programas como o "Minha Casa, Minha Vida" dão preferência às mães na titulação da propriedade.
Após o mapeamento das necessidades de cada criança, os órgãos responsáveis pelos programas terão o prazo máximo de dois (2) meses para apresentar encaminhamento. Os estudos já começam na próxima semana e a previsão é de que o programa tenha inicio já no segundo semestre de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário